X

Campanha de Vacinação contra a Polio e o Sarampo.

Sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Última Modificação: 15/08/2018 15:37:43 | Visualizada 487 vezes


Ouvir matéria

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começou em todo o país. A meta é imunizar crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), público mais suscetível a complicações de ambas as doenças. O Dia D de Mobilização Nacional foi agendado para 18 de agosto, um sábado, mas a campanha segue até o dia 31 de agosto.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida serão imunizadas – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber um outro reforço. A campanha ocorre em meio otimizar taxas de cobertura vacinal contra a doença.

 

Veja a seguir algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

 

Quando e onde ocorre a campanha?

Entre 6 e 31 de agosto no Posto de saúde, de Segunda a Sexta- feira, horário das 8h as 16:30h. O Dia D agendado para 18 de agosto, no Salão Paroquial, horário da 8h as 17h.

 

Qual a faixa etária da campanha?

Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).

 

Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?

Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

 

Qual a vacina usada contra a pólio?

Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

 

Qual a vacina usada contra o sarampo?

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

 

Adultos participam da campanha?

No Paraná nesta campanha, NÃO. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-feita: De segunda à sexta-feira das 08:00 às 11:45 - 13:00 às 17:15.
Rua 17 de dezembro, 149 - Centro
(43) 3429-1242